20 janeiro 2007

Absurdo no Metro do Rio de Janeiro


Estou aqui para emitir minha opinião a respeito de um assunto que diz respeito a vida de muitos cariocas que utilizam o sistema de metro. A ampliação da Linha 2 até o o centro do Rio.

Este sitema atualmente possui duas linhas: Uma é a linha 1 que vai da Praça Saens Peña no bairro da zona norte chamado Tijuca (bairro de classe média) passando pelo centro da cidade até a estação de Cantagalo em Copacabana, na zona sul (área de Classe média e alta) . A outra é linha 2 que vai do bairro carioca da Pavuna, trazendo passageiros da zona oeste, baixada fluminense e bairros suburbanos da zona norte(parcela da população que realmente usa o transporte de massa como alternativa ao ônibus e trem, e não ao carro particular) até a estação do Estácio, onde se integra a linha 1 . O projeto original da linha 2 previa que a mesma iria não simplesmente até o Estácio, mas até o centro da cidade, na estação Carioca da Linha 1 que já existe, com a construção de uma estação intermediária na Praça da Cruz Vermelha.

Mas até hoje isso não foi feito. Não foi feito e nem existe qualquer previsão concreta de quando será feito. ISTO É UM TREMENDO ABSURDO. Já existe projeto pronto, previsões claras com relação ao término da obra e até dinheiro do BNDES para o metrô ir até o bairro granfino de Ipanema, na zona sul, mas esta importantíssima obra, que custaria muito pouco pela sua extenção, importância para o sistema e para a população menos favorecida até hoje não consta em nenhum orçamento.

O novo governador reconhece que "Há um grande gargalo na estação do Estácio, onde as duas linhas se sobrepõem." e que "A eliminação desse gargalo pode gerar um acréscimo de 30% em número de passageiros no metrô. " (Conforme o secretário estadual de Transportes, Júlio Lopes, em entrevista no estúdio do Bom Dia Rio, da TV Globo). Além disso, a concessionária Opportrans, que administra o metro, afirma que com esta obra o sistema poderá agregar 400 mil novos passageiros com um investimento relativamente pequeno de US$ 360 milhões.

Mas a prioridade sempre foi levar o metro até Ipanema. Só para ter uma idéia, para a construção da Estação General Osório serão necessários investimentos da ordem de R$ 380 milhões na realização das obras, aquisição de sistemas e de material rodante. ISSO É UM ABSURDO. Qualquer dona de casa sabe que quando o dinheiro é pouco para comprar tudo de uma vez, deve-se começar por aquilo que traz mais benefício gastando menos.

É urgente que se faça algo a respeito o mais rápido possível, pois a estação Estácio já aproxima-se do volume máximo de pessoas circulando no prédio. Os trens entre esta estação e a estação Carioca ficam absurdamente cheios, sem nenhuma necessidade. É UMA OBRA FUNDAMENTAL que não deve ser deixada nem para o próximo ano, que dirá para o próximo governo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário