02 novembro 2009

A morte do Geocities


Já que hoje é dia de finados, hoje vou tratar de um assunto muito pertinete(pelo menos para mim), a morte do Geocities.
O geocities foi inaugurado em 1994,e foi o serviço que impulsionou a proliferação de sites pessoais na década de 90. Ele foi um dos primeiros portais que permitia ao internauta criar gratuitamente qualquer página de seu interesse. A Yahoo havia comprado o Geocities em 1997 por U$3,5 bilhões… parece que todo este dinheiro foi direto ao lixo. Encerrou suas atividades nesta segunda-feira (26). Os sites hospedados pelo serviço foram excluídos e os dados não poderão ser recuperados, inclusive o meu.
O serviço não tinha mais razão de existir mesmo. Foi um dos pilares da Web nos anos 90, mas virou um dinossauro na WEB 2.0. Mas eu tinha um site lá. era o majtec. Tinha um conteúdo interessante, 200 visitas diárias em média, mas era estático como era a internet na época em que foi criado, lá em 2001. Quase não era atualizado, a tal ponto de eu ser pego de surpresa com o encerramento das atividades do geocities, que já estava sendo divulgado desde abril. Tão de surpresa que, no momento, estou praticamente sem site. Não tive nem mesmo tempo de migrar o site para outro domínio, fazer backup das páginas e redirecionar as visitas para o novo endereço.
Estou tendo dificuldades enormes, mas
o que não nos mata nos torna mais fortes
, todo grande problema pode ser convertido em uma grande oportunidade. Modifiquei radicalmente o meu blog, criando também o Orfão do Geocities, que trata do meu "drama" e acompanha a recuperação do meu site. Nunca atualizei tanto o meu blog e pretendo manter o ritmo de pelo menos uma postagem por mês. Por enquanto, estou experimentando e postando o meu conteúdo no Google Sites e trabalhando duro no reprojeto do meu site, já que não quero simplesmente "uploadar" as minhas velhas páginas. Vou começar do zero, e para isso irei trabalhar muito. Irei aprender demais e fazer algo muito melhor e mais dinâmico do que jamais fiz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário