23 fevereiro 2010

Que problemão, sem condução por causa do fim do horário de verão

Problemas nas Barcas com o fim do horário de verão - O Globo

Acordei para trabalhar ontem, segunda-feira as 4:30 da manhã como de costume. Como toda segunda-feira, demorei muito mais a me arrumar e por isso, como sempre saí atrasado de casa. Não, eu não esqueci de ajustar o horário do relógio para o horário "normal", como vocês devem estar pensando. O meu problema com o fim do horário de verão, foi a empresa de ônibus EXPRESSO MANGARATIBA, mais conhecida em bairros cariocas como Santa Cruz, Campo Grande, Bangu e municípios como Itaguaí e Duque de Caxias como Expresso, esqueceu de atualizar os relógios dos validadores de Riocard dos seus carros. E isto me trouxe um problemão.(...)



Problemas nas Barcas com o fim do horário de verão - O Globo

Acordei para trabalhar ontem, segunda-feira as 4:30 da manhã como de costume. Como toda segunda-feira, demorei muito mais a me arrumar e por isso, como sempre saí atrasado de casa. Não, eu não esqueci de ajustar o horário do relógio para o horário "normal", como vocês devem estar pensando. O meu problema com o fim do horário de verão, foi a empresa de ônibus EXPRESSO MANGARATIBA, mais conhecida em bairros cariocas como Santa Cruz, Campo Grande, Bangu e municípios como Itaguaí e Duque de Caxias como Expresso, esqueceu de atualizar os relógios dos validadores de Riocard dos seus carros. E isto me trouxe um problemão.

Trabalho na Zona Sul do Rio de Janeiro, e minha viagem tem de ser cuidadosamente cronometrada. Para que eu chegue a tempo e comece a trabalhar as 08:00, preciso pegar no máximo o trem que sai de Santa Cruz as 06:01. Peguei o ônibus Itaguai- Campo Grande por volta das 5:40 e cheguei na estação de trem as 5:50, a tempo de pegar o trem que sairia as 06:01. Mas, quando passei o meu Riocard na roleta, o mesmo apresentou uma mensagem que dizia algo como: Cartão bloqueado por estar registada hora futura. Então eu entendi o motivo de uma fila enorme e anormal para compra de bilhetes na estação. Outras pessoas estavam com o mesmo problema, visto as empresas de ônibus não atualizaram o horário dos validadores e como o sistema riocard é integrado e baseado no horário da última viagem, seus cartões também estavam bloqueados. Porém eu não tinha como $ resolver $ de maneira tão simples comprando um bilhete do trem já que não tinha nada no bolso, mas mesmo assim não me entreguei tão fácil.

Tentei pegar outros ônibus, mas todos apresentavam a mensagem: "...bloqueado por tempo.." no validador e de tanto tentar, acabei indo parar a pé a aproximadamente 1,2 KM da estação(Ver no Gogle Maps, e pior, as 06:40 todas as conduções estavam cheias e mesmo que eu voltasse para a estação, chegaria mais de 09:30 no trabalho.

Já desanimado e sem saber o que fazer, resolvi aceitar o convite de um amigo que por coincidência estava no mesmo ponto e fomos para próximo do ponto final dos ônibus no conjunto Cesarão de kombi, a mais de 3 km dali(ver no Google maps) e finalmente pegamos o ônibus da linha 1131 para o centro da cidade, por volta das 6:55, já com o meu riocard desbloqueado. Para completar, ainda pegamos dois engarrafamentos devido aos desfiles de carnaval durante o fim de semana e cheguei no meu trabalho, as 09:50, quatro horas depois de ter chegado na estação de Santa Cruz e praticamente 2 horas atrasado.

Posso dizer que tenho sorte, pois consegui avisar por telefone celular que iria me atrasar duas horas antes do meu horário e tenho supervisores compreensivos, além de trabalhar com banco de horas. E as dezenas, que sabe centenas de outras pessoas humildes que não tiveram como avisar que iriam se atrazar e que também não tinham como pagar uma passagem do bolso? Quantas pessoas que moram em santa Cruz e outros bairros que trabalham em locais como Centro, zona sul, Barra da Tijuca, zona norte que chegaram atrasadas mas não trabalham com banco de horas, não têm empregadores compreensivos e que serão descontados pelo atraso de que não são culpados?(ou quem, sabe até perderam o dia de trabalho?) Quem vai pagar por isso?
_______________
Se passou por uma situação desta, ou conhece alguém que passou por isso, grite! Comente este artigo para que outras pessoas não passem por este aperto no fim do próximo verão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário